Homenagem ao Nosso Anjinho Gustavo

.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sentimentos que se seguem após a perda do bebê.

Os dias, as semanas e os meses após a perda de um bebê são extremamente difíceis e dolorosos, com sensações alternadas de tristeza, choque, luto, depressão, culpa, raiva, ressentimento e vulnerabilidade. 
Você pode se sentir distante e irritada, incapaz de se concentrar, comer ou dormir direito. Às vezes uma exaustão física também se apodera de você, tornando qualquer tarefa ou movimento um fardo. 
Com o passar do tempo, haverá horas ou até dias em que você começará a retomar a vida normal, para, de repente, ter uma recaída de tristeza. Lembre-se: cada pessoa reage às perdas de um jeito diferente, e não há modo certo ou errado de se sentir. 


• Aceite seus sentimentos. Você poderá se surpreender por sentir raiva ou ressentimento em relação a amigas ou parentes que tenham gestações bem-sucedidas ou bebês em casa. Ou você poderá se achar um fracasso como mulher, acreditar que seu corpo a traiu ou até que você não esteve à altura do bebê e decepcionou seu parceiro ou as outras pessoas. 
Outro sentimento comum é se responsabilizar pela perda, como se ela pudesse ter sido evitada por algum gesto seu. 
A melhor maneira de lidar com esse tipo de culpa ou julgamento tão duro contra si mesma é falar abertamente com seu companheiro e pessoas próximas sobre o que aconteceu, e sobre como isso está afetando você. Uma conversa com o médico sobre os motivos que levaram ao abortamento também ajuda certas mulheres a compreender melhor as circunstâncias e aceitá-las como externas à sua vontade. 

• Permita-se sentir tristeza. Não tente impor um fim à tristeza. Muitas pessoas vão tentar ajudá-la dizendo que "o próximo vem logo" ou que o melhor é "tocar a vida", mas a verdade é que você precisa lidar com a dor à medida que ela lhe toca. Pode ser que demore mais até que você tenha vontade de retomar uma vida normal, e, mesmo quando isso ocorrer, lembranças difíceis continuarão vindo à tona. Alguns pais e mães voltam a sentir a perda mais fortemente na época em que o bebê estava programado para nascer ou em alguma comemoração familiar. 


• Converse com outras pessoas. A dor de uma perda costuma ser um assunto extremamente íntimo e solitário. Mas, embora seja difícil, conversar sobre o que aconteceu pode ajudar a diminuir a solidão. Sem falar em o quanto você se surpreenderá de ouvir inúmeras histórias semelhantes de amigas, familiares, colegas de trabalho e vizinhas. Só tenha em mente que, mesmo dentro de sua própria família, as reações à perda serão diferentes e nem sempre no tom que você considera adequado e na intensidade de que precisa. 

• Compreenda por que algumas pessoas preferem manter distância. Muitas pessoas ficam absolutamente aterrorizadas diante de emoções fortes e da tristeza, e não sabem como se portar ou o que dizer para alguém que acabou de perder um bebê. Para elas, é mais fácil evitar contato ou tentar ignorar ou minimizar o que ocorreu. Esse tipo de atitude pode gerar mágoas profundas. Tente, no entanto, pensar que esse tipo de atitude não é fruto de nada que você tenha feito, nem falta de carinho. 
Se com o passar dos meses você ainda sentir muita dificuldade em ir retomando a rotina, ou se considerar que seu estado emocional piorou, converse com seu médico ou peça recomendação a conhecidos sobre um terapeuta. Uma ajuda especializada poderá muni-la das ferramentas emocionais necessárias para enfrentar melhor a perda.



2 comentários:

  1. Olá Meire, querida queria te dizer o quanto sinto sua perda pois passo exatamente pela mesma, hoje esta fazendo 4 meses que minha princesa partiu, a dor é extremamente insuportável, mais queria te dizer que pra Deus nada é impossível, basta apenas crermos que tudo dará certo, flor acompanhei sua homenagem no blog da cecilia, perdi meu bebe, a uns 2 meses atrás e desde então venho seguindo, sua historia é bem parecida com a minha, por isso me identifico, e acho muito bom manter sempre contato com outras mães de anjos, pois assim nos ajudamos, até porque só nós mesmas entendemos o que passamos, então minha linda passei aqui pra te desejar forças, justo hoje no dia que faz 4 meses do meu anjo, logo eu que tô precisando muito de ouvir palavras de carinho, chorando litros pelos cantos por esta data, estou aqui, pra te dizer que Deus tem um próposito em nossas vidas, ele jamais nos abandonará, a vit´roria é certa eu creio, força e fé sempre, fica com Deus tá, se quiser conhecer um pouco minha historia é só entrar no meu blog, www.anjomalu.blogspot.com.br, fique a vontade, e no que precisar de consolo e palavras de conforto pode sempre me chamar estou a disposição pra o que der e vier, se for pra sorrir, sorriremos e se for pra chorar tb choraremos, pois juntas seremos mais fortes...beijos e fica com Deus! Thy...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha querida!
      Eu também sinto muito por sua perda. Eu li sua homenagem no blog da Cecilia e também entrei em seu blog e li algumas coisas que escreveu.
      Suas fotos gravida são lindas. Adorei aquela preto e branco com o sapatinho vermelho na barriga.
      Você ficou linda grávida. Acho que essa é a parte boa que temos. O tempo em que ficamos e vivemos com nossos anjos junto a nós.
      É mesmo muito triste tudo isso. Quero que saiba que também pode contar comigo.
      Espero realmente que Deus possa confortar os nossos corações aflitos.
      Hoje retornei ao trabalho e não foi nada fácil voltar de uma licença maternidade sem um filho nos braços.
      Sem poder dizer que ele está grande, gordo, saudável, rindo, chorando, mamando muito e etc.
      Muito duro. Uma dor insuportável e imensurável.
      Que Deus nos ajude amiga!
      E que Ele possa amenizar a nossa dor com o tempo.
      Fique na paz.
      Vamos procurar pensar que o amor de Deus pelos nossos anjos era maior que o nosso por eles. E por isso, por esse amor tão grande, que Deus os levou. Eles eram especiais demais pra viver longe do PAI!

      Um beijo ♥

      Excluir

Obrigado por participar deste blog